Search

Dia do Endoscopista: Atuação do médico especializado

Artigo por Dra Daniela Cerqueira Koppe e Dr. Matheus Michalczuk

No dia 25 de julho é comemorado o dia do endoscopista, profissional habilitado para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, realizados para avaliação do trato digestivo superior (por meio da endoscopia digestiva alta) ou inferior, (através da colonoscopia). O endoscopista também pode realizar procedimentos para avaliação de vias biliares (colangiopancreatografia endoscópica) e ecografia endoscópica.


Leia também: Julho Amarelo: Mês de Prevenção as Hepatites Virais


A Endoscopia é um exame de grande importância para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, como úlceras, esofagites, gastrites, colites, lesões precursoras de câncer, focos de sangramento, entre outros.


A Endoscopia Digestiva Alta consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estômago e duodeno. Esse exame pode ser indicado quando o paciente apresenta sintomas como dor no estômago, azia, queimação, dor abdominal, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda de apetite, entre outras queixas. O exame deve sempre ser realizado por um médico treinado, com aparelhos de qualidade e técnicas adequadas.


Leia também: Saúde do Futuro: Por que a popularização da telemedicina é um benefício para todos?


A Colonoscopia é utilizada para diagnóstico e tratamento de doenças colorretais. Está indicada para rastreamento de câncer do intestino, que deve iniciar na maioria dos casos a partir dos 45 anos, com papel fundamental no reconhecimento de lesões pré-cancerígenas e em seu tratamento, através da ressecção endoscópica. Também possibilita diagnóstico e tratamento de lesões inflamatórias, fontes de sangramento, estenoses, entre outras. Um ponto importante para a realização da colonoscopia é o preparo intestinal, fundamental para a qualidade do exame. Também deve ser realizada por profissional habilitado, com aparelhos e técnicas adequadas.


A endoscopia digestiva vem evoluindo de forma significativa, já consolidada como especialidade médica, trazendo cada vez mais benefícios e segurança para os pacientes.


Parabéns aos médicos que se dedicam a essa especialidade neste dia 25/07!

2 views0 comments

Recent Posts

See All