Search

Mas afinal, o que é o Outubro Rosa?

Updated: Oct 22



Mais uma vez chegamos a Outubro. E, novamente, centenas de referências ao Outubro Rosa brotam diante de nós. Mas afinal, o que é o Outubro Rosa? Partiremos do início!

Uma das mais conhecidas e atuantes fundações em prol da cura do câncer de mama na atualidade, a Susan G. Komen Foundation, foi criada em julho de 1982, em Dallas, nos Estados Unidos. Um ano depois, a fim de angariar fundos, realizou a primeira edoutubro. Então, o que uma coisa tem a ver com a outra? As conexões começam a se explicar a partir de 1991, quando a Fundação distribuiu pela primeira vez, um laço cor de rosa, a todos os participantes da corrida que ocorria na cidade de Nova York.


Em pouco tempo o lacinho cor de rosa tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama e espalhou-se internacionalmente. E ao final da década de 1990, algumas instituições, em cidades e estados diferentes, começaram a coordenar suas ações no mês de Outubro. Finalmente, o mês foi reconhecido como o Mês Nacional de Consciência sobre o Câncer de Mama. Entretanto, a relevância do assunto fez com que o movimento deixasse de ter fronteiras, estando hoje presente em todo o mundo.


O objetivo do Outubro Rosa é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama (causas, prevenção), proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e, finalmente, contribuir para a cura e a redução da mortalidade associada à doença.


Diversas ações e atividades são realizadas ao longo do mês de Outubro, como iluminação de monumentos públicos e prédios, caminhadas, palestras. Algumas são informativas, outras têm o intuito de "apenas" chamar a atenção para os cuidados com a saúde. Afinal, estatisticamente, 1 em cada 8 mulheres desenvolvem câncer de mama ao longo da vida! E não podemos esquecer que, ainda que em menor proporção, homens também podem desenvolver a doença.


Reforçamos as medidas preventivas, como a redução do consumo de álcool, manutenção do peso em níveis saudáveis, realização de atividades físicas e a menor exposição às terapias de reposição hormonal (na menopausa) como ações que diminuem o risco de câncer de mama. A amamentação após a gestação também é um fator redutor de risco.


Além das prevenções, alguns exames de diagnóstico precoce, como a mamografia, podem detectar tanto lesões pré-malignas, quanto lesões malignas em fase muito inicial, possibilitando taxas de cura de até 95%.


Portanto, o Outubro Rosa é um alerta! Um chamado para os cuidados em relação ao seu corpo e sua saúde. É a lembrança para revisão do seu estilo de vida e um "puxãozinho de orelha" para lembrar da necessidade da revisão médica e dos exames anuais.


O cuidado com a saúde é um ato contínuo, sem dúvida, mas um lembrete anual ajuda muito!



15 views0 comments

Recent Posts

See All