Search

Por onde começar o empoderamento da minha saúde?

Updated: Jul 15

Ouvimos muito sobre busca da saúde e melhora da qualidade de vida através da prática da atividade física. Sabemos que a saúde do futuro começa mudando os hábitos de hoje.

O treinamento físico tem uma longa história desde os primórdios da civilização. O homem primata por instinto se movimentava para sobreviver e caçar na busca de alimento. Desta época para cá muita coisa mudou, a evolução da humanidade trouxe vários avanços para o mundo, mas uma regressão para o movimento humano. Estamos mais sedentários, passamos muito tempo sentados no trabalho e também em casa.


Computadores, celulares, controle remoto e pouco movimento. A falta de atividade física associada ao estresse, poucas horas de sono e hábitos alimentares inadequados vem causando prejuízos à nossa saúde física e mental. O homem cada vez tem menos tempo para cuidar de sua saúde e com isso cria oportunidade para o aparecimento de doenças. É hora de tomar atitudes.


Cada um deve partir em um movimento na procura de melhores hábitos. Devemos buscar mudanças positivas na nossa vida que melhorem a nossa saúde.

Cada indivíduo deve tomar frente aos cuidados da sua saúde, pois a manutenção e melhoria dela depende de cada um de nós.


Devemos nos envolver no processo de escolhas e tomadas de decisões para que possamos trabalhar o autocuidado.


Empoderamento. Hoje em dia se fala muito nisso, e deve ser aplicado também para a área da saúde.


O empoderamento desenvolve mais autonomia. Quando isso acontece, mudanças positivas podem ser percebidas. Se a pessoa entende o que deve ser feito, é capaz de tomar decisões mais assertivas, com certeza terá melhores resultados. Cada pessoa deve ser responsabilizada (empoderada) com o principal objetivo de aprender e desenvolver novas ações para melhorar a sua qualidade de vida.


Exercícios regulares, bons hábitos, de alimentação e sono, e revisões de saúde feitas com seu médico tem um papel importante na vida das pessoas, que devem ser as protagonistas da sua saúde.

47 views1 comment

Recent Posts

See All